terça-feira, 10 de agosto de 2010

SERÁ QUE ESTOU VELHO?


Outro dia, quando estava à uns oitenta metros do templo onde iria "cultuar a Deus" eu ouvi o som frenético de uma bateria e um "ei, ei, ei".
Meus pensamentos se transformaram num turbilhão. Para onde eu estava indo? Seria aquilo o "som de um show à Jesus?". Seria aquilo o resultado do "mundanismo" que a igreja sofreu?
Entrei e as músicas eram mesmo a imagem de um show popular. Tinha até o popular "tira o pé do chão" e também "pra Jesus eu vou pular, eu vou dançar, eu vou gritar..."
A platéia era instigada a estar de pé, pois quem sentasse estava "em pecado", quem fizesse um gesto de se abanar de calor, é porque estava "sendo pressionado pelo demónio".
Começou então a pregação, ou como diria antigamente "o sermão". O pastor primeiro disse que "crente que não faz barulho no culto estava com problema de fábrica" ou coisa assim.
Eu recebi Jesus em minha vida não faz muito tempo, hoje em 2010 está fazendo vinte e seis anos, mas mesmo assim não consigo acreditar que uma igreja é isso.
O pregador pediu para as pessoas levantarem a bíblia no alto, balançar os braços. enquanto dizia coisas para que as pessoas repetissem. E quando isso passou ele pregava e dizia repetidamente: "olhe pra pessoa que está do seu lado e diga..." ou então "repita comigo...", como se a patéia fosse um bando de crianças do jardim de infância. Outras bizarrices se seguiram apenas no culto onde eu estava. Imagine em outros onde a criatividade humana se destaca.
O meu exemplo de pregador é Jesus, então eu imaginei naquele momento; Como seria Jesus pregando desse jeito?
Onde está a igreja? A igreja de cânticos sacros, a igreja de orações espirituais, ou de choro de alma. Onde está o culto reverente, o temor a Deus?
Por onde anda o cristianismo bíblico, em que ponto ficou?

Nenhum comentário: