quarta-feira, 2 de março de 2011

O deus samba


Domingo de manhã estava sentado em frente ao aparelho de tv. Momentos de laser, comendo uma macarronada e olhando sem prestar muita atenção.
De repente algo me ocorreu. Aquele programa se chama "Esquenta", e aquelas pessoas pareciam felizes, dançando. Suas aparências eram de quem estava num ópio profundo de êxtase e dançavam, dançavam...
Súbito me passou um pensamento. "Celebram o quê?" Qual é a razão daquela celebração efusiva, inebriante, onde parecia que o corpo todo desde o primeiro fio de cabelo até a planta dos pés parecia dançar e celebrar.
Ainda hoje assisti uma matéria na tv em que os apresentadores do jornal de notícias falaram com muito entusiasmo sobre alguma coisa que a gente veria que nunca foi mostrado antes.
Era (apenas, para mim) uma bateria de Escola de Samba com batidas mais peculiares. E todos novamente dançavam, celebravam, sorriam aos borbotões. Mulheres despidas quase que totalmente balançando seu corpo. Homens que repetiam gestos com seus tambores e seus olhos pareciam hipnotizados talvez pelo som que aquilo emitia.
Uma mulher no tal programa "Esquenta" então me elucidou a questão.
Ela dizia, com suas palavras que, "o samba era isso, deixava as pessoas felizes, tirava o mau humor, mudava tudo em suas emoções para melhor..."
Uau... Entendi então...
Só pode ser isso, há uma celebração a um deus, e agora sei o nome desse deus...  "Deus samba"
Deus Yawew tenha misericórdia deste povo que celebra a um deus promíscuo e liberal que permite tudo...

JCPuglisi

3 comentários:

Silvana disse...

O interessante é que eles se preparam durante 1 ano para 3 dias de falsa alegria, pra uma celebração inutil. Felizes somos nós que celebra o ano todo ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores que nos alegra todos os dias.

Belo texto
Deus o abençoe

ELIZEU ARAUJO disse...

Excelente e oportuna postagem! Que pena que a alegria proporcionada pelo Deus samba dura apenas algumas horas, depois vem as trágicas consequências!
A verdadeira alegria vem do Deus vivo e verdadeiro: Na presença dele há abundância de alegrias!

Anônimo disse...

Concordo com o Pr. Elizeu. As alegrias do mundo são passageiras e sempre após as alegrias vem as consequências trágicas! Mas vivemos por um Deus vivo e com esse propósito essa familia Cristã cresce a cada dia, para resgatar essa vidas que buscam a felicidade no lugar errado!

Deus os abençoe cada dia mais e mais!
Deus é fiel!!!