domingo, 12 de junho de 2011

O cristianismo do Cristo



As vezes somos questionados com relação à nossa cristianismidade (existe esta palavra?). E os "não cristãos" são enfáticos nas críticas, citando fatos históricos da Biblia como situações anti-humanas, para não dizer anti-cristãs. Leis sanguinárias supostamente creditadas ao "desejo sanguinário" do Deus dos cristãos.

Os anos de Inquizição são citados como absurdo de cristãos perseguindo e matando pessoas, quando na verdade os critãos verdadeiros é que muitas vezes eram perseguidos por não se pautarem pelo "cristianismo oficial". As cruzadas e outras barbáries feitas "em nome de Deus" também são fatos dignos de críticas ao cristianismo, como se cristianismo fosse um partido político ou um reino a se defender com armas.

É muito triste observar como tudo anda tão deturbado que é incrivelmente difícil discernir "cristãos" de "não cristãos", pois os não cristãos criticam o que nem sabem, e os cristãos defendem tambem o que não sabem.

É lei da guerra onde o absurdo de se degladiarem e se matarem uns aos outros não tem fundamento real.

Vejo na comunidade cristã muitas pessoas ocupando cargos de liderança, mas com conhecimento muito linear, sem profundidade. Não conhecem bem o que é ser cristão, apenas entendem que são evangélicos, abençoados, abençoadores, profetas, bispos, pastores, evangelistas, detentores dos milagres e bênçãos divinas.Chegam ao ponto de predizerem, ou profetizarem derrotas e falência de pessoas (na verdade estão amaldiçoando, claro).

Conhecem cada virgula da Biblia mas não param para entender o que é que quer dizer tudo o que foi escrito.

Se Cristo Jesus não é o verdadeiro criador do cristianismo, quem seria então? Se a doutrina, conhecimento, ensinamento, dele não é o que os cristãos devem seguir, o que é então?

Cristo não ensinou matar, degladiar, criticar, amaldiçoar, esmolar, tomar e outros absurdos que se vêm ao longo da história.

Jesus não disse: "se me seguirem serão prósperos, ricos, donos dos milagres de Deus, senhores de todas as terras, líderes com "licença para matar" donos de rádios, tvs, aviões, carros, terras,..."

Na verdade o que ele predisse é amargo. "se me seguirem serão perseguidos, e muitas vezes até presos... O cálice é difícil de beber aos que irão contra o estatuto proposto ao mundo.

Apenas uma ordem é proposto ao cristão: amar.

O amor verdadeiro não destrói, não tem ciumes, não se vangloreia, não se sente bem ao ver o mal... e por aí vai.



Ah Cristo do cristianismo... Quem poderá seguí-lo!



JCPuglisi

Nenhum comentário: